108 PRENDAS ENTREGUES EM SANTA CRUZ NA INICIATIVA 'APADRINHE ESTE NATAL

19-DEZ-2022

108 PRENDAS ENTREGUES EM SANTA CRUZ NA INICIATIVA 'APADRINHE ESTE NATAL

Naquela que é a 5.ª edição da iniciativa 'Apadrinhe este Natal', iniciativa que agrega todas as freguesias do Município de Santa Cruz, a Loja Solidária do Caniço e a Comissão de Proteção de Crianças e Jovens de Santa Cruz, procedeu-se esta segunda-feira à entrega das prendas que foram sendo deixadas ao longo das últimas semanas nas sedes das Juntas de Freguesia e na própria Loja Solidária, à CPCJ de Santa Cruz pelos vários padrinhos e madrinhas que abraçaram esta causa solidária.Este ano foram apadrinhadas 108 crianças, dos dois meses aos 18 anos, em carência financeira e/ou afetiva do nosso município.M

ais uma vez a iniciativa transcendeu as fronteiras concelhias havendo inclusive padrinhos de Portugal Continental a participar". De salientar que este ano houve também o apadrinhamento por várias equipas de jovens, grupos de professores das várias escolas da freguesia, e obviamente, uma imensa adesão por parte de padrinhos e madrinhas espalhadas por toda a ilha havendo sendo a madrinha mais nova uma menina de 8 anos e a mais idosa, uma madrinha que com os seus belos 93 anos de idade que não conseguiu ficar indiferente ao "Apadrinhe este Natal".

Para os envolvidos neste projeto, o objetivo não é colocar o enfoque na prenda como símbolo do consumismo que infelizmente se vive nesta quadra, mas sim mostrar a estas crianças e jovens que "lá fora", neste mundo há mais alguém que se importa com elas. É ainda permitir que muitas destas famílias possam presentear os seus filhos no Natal mesmo quando já achavam que seria impossível fazê-lo!

As Juntas de Freguesia e a Loja Solidária pretendem assim ajudar também a mudar o paradigma com que as Comissões de Proteção são vistas pela população geral, ajudando a revelar várias das suas iniciativas de conotação positiva, colaborando e promovendo atividades que envolvem a população, que permitem que se conheça um pouco mais do trabalho destas equipas que passa muito pela prevenção das situações de risco, pela ajuda na capacitação parental e no empoderamento dos pais e cuidadores, e pelo seu envolvimento em momentos especiais como é o Natal.

Na entrega das prendas de hoje estiveram presentes o Vereador da Câmara Municipal de Santa Cruz com o Pelouro Social, os representantes das diversas Juntas de Freguesia, Camacha, Caniço, Santo da Serra, Santa Cruz e Gaula, a representante da Loja Solidária bem como os vários elementos da Comissão.

Toda a equipa envolvida no projeto gostaria assim de agradecer a todos os que participaram nesta iniciativa quer apadrinhando quer partilhando a mesma pelas redes sociais, à própria comunicação social pelo destaque que foi dado ao projeto, e desejar a toda comunidade local um Natal repleto de saúde, de solidariedade, de amor pelo próximo, e acima de tudo, de respeito pelas nossas crianças e pelos seus direitos!"