PLOGGING no Caniço

03-NOV-2019

PLOGGING no Caniço

O Caniço despertou hoje com o Plogging, pela primeira vez na Madeira.
O Plogging é uma modalidade desportiva / ecológica, cujo conceito nasceu na Suécia e traduz-se na prática de corrida ou caminhada e recolha de lixo em simultâneo, tendo como objetivo a sensibilização da população para as atitudes do quotidiano que, aparentemente inofensivas, são bastante nocivas ao ambiente, ficando em causa, nomeadamente a preservação da biodiversidade marinha e a nossa sobrevivência enquanto espécie a longo prazo.
....“Tudo o que se deita no chão, acaba no oceano.”
Foi uma iniciativa da EB1/ PE do Caniço, a primeira escola do primeiro ciclo a ser galardoada pela DGPM, com a Bandeira Azul na região, no âmbito do Programa de Literacia e Cultura Marítima da DRE com o Projeto Escola, “ Caniço Azul ... o desafio!” Onde se pretende consciencializar a população para a problemática da poluição marinha e a nossa responsabilidade no processo de resolução.
Esta atividade/ estratégia do Projeto Escola “ Caniço Azul ... o desafio!”, contou com a parceria e apoio da Junta de Freguesia do Caniço e da Associação Desportiva GaloMar, sendo bastante sensíveis, a tudo o que toca a ambiente e a sua preservação.
Em relação aos resultados, infelizmente deixou-nos perplexos e indignados ... as beatas, são uma realidade infestante!
O plástico, latas e palhinhas... marcaram presença de forma significativa!

Presença Humana
Muitos dos participantes não queriam acreditar no entanto as fotos falam por si!
Foram duas horas de recolha, em pouco mais de cinco Kilômetros e cerca de vinte e cinco participantes... muitos destes, já perguntavam, quando seria a próxima, pois sentiam que havia a necessidade de limpar e “ livrar”... o nosso oceano destas novas espécies invasoras!
No entanto, se limpar ajuda... o milagre apenas poderá acontecer com a consciencialização e mudança de atitudes!
É necessária a prática da Política dos 5Rs , com grande ênfase para o Recusar e Repensar...
Foi um domingo diferente, onde o Caniço e o seu Oceano se viu livre de uns bons kilos de resíduos e para a Escola, Junta de Freguesia e Associação Galo Mar, ficamos com a certeza que estes vinte e cinco participantes irão olhar para o lixo com outros olhos e entenderam que:
- “ Só mais um!”
Pode significar... milhões!
Um bem hajam, a todos os que tornaram o nosso Caniço mais Azul, os nossos agradecimentos à EB2/3 Ciclo do Caniço que disponibilizou o seu espaço e funcionário num domingo, assim como Câmara Municipal e à PSP de Santa Cruz .