Artigo - Projeto "Caniço a Brincar..."
31-OUT-2025
O Leonardo Costa é nosso elemento responsável por implementar o nosso mais recente projeto, "Caniço a Brincar". Um projeto destinado à primeira infância dos estabelecimentos de educação da nossa freguesia.
Explicando o projeto de uma forma simples, o "Caniço a Brincar" pretende promover a atividade motora, estimular a criatividade e a consciência corporal, incentivar a interação entre os pares e a socialização, ajudar as crianças a expressar as suas emoções, estimular o raciocínio, e essencialmente BRINCAR!
O brincar, de forma livre e espontânea sem a orientação excessiva do adulto.
Esta atividade, que apesar de ser livre é planificada e estruturada quanto à sua preparação, tem sido um sucesso naquele que é o seu período inicial, o seu "arranque" oficial.
E se há coisa que não demove o Leonardo, são os obstáculos que surgem. Como a chuva e a impossibilidade de fazer a atividade no exterior.
Na última sessão realizada, num dos infantários locais que aderiram ao projeto e ao qual agradecemos a colaboração e a partilha dos registos fotográficos, o Infantário Estrelinhas do VIP, a atividade foi realizada no seu espaço polivalente. Ajustaram-se os objetivos, adaptou-se o espaço, sempre sem perder o fio condutor que pauta o projeto!
Reconhecemos que nas rotinas diárias das famílias, onde o tempo no trabalho ocupa muita da disponibilidade dos pais, os períodos para brincar podem não ser os ideais. Assumimos assim com este projeto, o compromisso de ajudar estas famílias nesse sentido, nunca com o objetivo de as substituir ou de assumir o seu papel, mas com o objetivo de sermos mais uma rede de suporte e apoio formal. Acreditamos que o incentivo à brincadeira não é apenas destinado às crianças, mas que as famílias, reconhecendo e vendo o efeito que este projeto tem nos seus filhos, se consigam reorganizar nas suas dinâmicas familiares e possam encontrar tempos para brincar com eles. O desafio é grande, a nossa sociedade é exigente, mas se todos unirmos esforços, acreditamos que é possível! 
Partilhamos convosco o registo da última sessão com a devida autorização de todos os intervenientes, a quem agradecemos a colaboração e disponibilidade!
"Libertem as crianças!" (Neto, C.)